sexta-feira, 7 de setembro de 2012

XII - LISIEUX, MEU PRIMEIRO BERÇO



Nasci na França, na cidade de Lisieux, pela coincidência de minha família hospedar-se lá antes de retornarem, enfim, a Portugal. Essa terra antiquíssima, situada na região da Normandia, povoada desde os tempos romanos, foi a sede episcopal da Revolução Francesa.
Lá meus pais ficaram hospedados na casa de um conhecido da família, o senhor Jean-Paul, que viabilizou meus registros. Pelo grau de relevância que tem à minha história, convencionalmente já disse tudo sobre ele. Portanto, só ressalto que não tenho dupla nacionalidade, e sim pelo menos três!
Nesta cidade, que obteve posteriormente fama mundial, meus pais permaneceram pouco tempo. Após algumas semanas, os Costas, a governanta Judite e seu acompanhante Jônatas viajam rumo à histórica Lusitânia.
Foi nessa terra que minha vida como um Costa teve início. Aqui sucedeu todo o tratado entre os meus pais e minha mãe, quando me deixou ser filho de minha mãe Maria. Como disse, esta era fraca e não poderia conceber um rebento. E como viajavam bastante, a sociedade não desconfiaria da real procedência do guri. Judite, a governanta, a mulher que também tomara conta de Maria do Socorro, seria a ama-seca, bem, melhor ficaria “ama-molhada”, já que cuidara de mim amamentando.
E dessa forma eu vivi. Judite deixou Juan de Córdoba, criou-me como um Costa, a partir do dia que nasci numa data invernal, em Lisieux, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário